
PROJETOS
O Patronato Juvenil Garcense, com mais de 60 anos de atuação, é uma instituição dedicada ao desenvolvimento humano e social de crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda. Seu compromisso é proporcionar oportunidades para o crescimento integral desses jovens, promovendo seu bem-estar físico, emocional e intelectual.

PROJETO I
BRINQUETODECA/JOGOS E BRINCADEIRAS
Este projeto busca centralizar jogos pedagógicos e lúdicos proporcionando aprendizagem e resgate da construção da identidade e da cidadania da criança e do adolescente, juntamente com a educadora.
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Participar de brincadeiras e jogos que envolvam movimentos como andar, correr, saltitar, transpor, arrastar, lançar, entre outros, para ampliar gradativamente o conhecimento sobre seu corpo, limites, sinais vitais e potencialidades;
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Criar autonomia, reconhecer, explorar, utilizar, brincar e jogar com os recursos da brinquedoteca e demais espaços da instituição;
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Controlar os movimentos intencionalmente, aperfeiçoando suas habilidades motoras nas situações cotidianas, nas brincadeiras e nos jogos, respeitando as regras e a diversidade cultural.
PROJETO I

PROJETO 2
PROJETO LEITURA E TEATRO
O Projeto “Leitura e teatro: Asas à imaginação”, foi desenvolvido, esperando que haja melhorias quanto à leitura e as expressões oral e escrita e aumento dos níveis de conhecimento dos inscritos utilizando materiais já existentes na instituição.
Serão realizados estudos e debates de textos relacionados com o tema, elaboração e apresentação de peças teatrais, aulas diversificadas de leitura. Diante dos benefícios oferecidos por essa junção leitura e interpretação, pode-se esperar que o inscrito tenha maior desenvoltura nas ações executadas em seu cotidiano, um olhar analítico sobre as situações que o cerca e consequentemente capacidade de inserir-se de forma homogenia ao ambiente que atua, buscando estar sempre atualizado em relação a novos conhecimentos, novas tendências e direções sociais que se inserem cada dia em nossa realidade.
O teatro tem uma importância fundamental na educação, permitindo ao inscrito a evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, além de ajudar o educador a aperceber-se de traços da personalidade do inscrito, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico auxiliando no desenvolvimento integral do indivíduo.

PROJETO 3
PROJETO DE INFORMÁTICA
Com a execução do projeto DIGITANDO O FUTURO, busca-se alcançar mudanças relevantes no que se refere à educação e inclusão digital das crianças e adolescentes oferecendo oportunidades, muitas das vezes difíceis devido a realidade social, para que possam aprender novos caminhos de conhecimentos e tornar sonhos realidades.
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Estimular o interesse pela aprendizagem e criatividade, desencadeando momentos prazerosos de desenvolvimento, projetando a civilização em direção a uma sociedade do conhecimento;
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Dar possibilidades tecnológicas como uma alternativa de promoção e de produção de novas formas de pensar e de conviver;
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Facilitar o acesso à informação e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana.

PROJETO 4
PROJETO CIDADANIA
A formação para a Cidadania é um processo que começa em casa e se estende ao longo da vida, seja no meio próximo das crianças com as questões da identidade, relações interpessoais, escolhas, justiça, bem e mal e desenvolve-se na medida em que se expandem os horizontes de vida. Assim, vimos a possibilidade de realizar um trabalho de cunho educativo e social que consiste em ajudar as pessoas a aprender como podem tornar-se cidadãos ativos, informados, responsáveis e preocupados com o bem-estar dos outros coerentes nas suas opiniões e argumentos.
Os valores humanos são importantes para nossas vidas. O objetivo principal é melhorar a convivência e promover a empatia. Atitudes cidadãs transformam o mundo em um lugar melhor para se viver.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade. O exercício da cidadania requer de nós atitudes de cuidado com o ambiente, tais como, cuidados com as plantas, limpeza dos ambientes, cuidado com a natureza, cuidado com o próximo e com nós mesmos. Os valores são importantes para a boa convivência com o outro. Por isso existem alguns valores essenciais para a nossa vida, como, a amizade, solidariedade, bondade, amor, gentileza e tolerância, valores estes que iremos trabalhar ao longo do ano letivo.

PROJETO 5
PROJETO DE ATIVIDADE RECREATIVA LÚDICA
A recreação é a prática de atividades lúdicas, que envolvem a espontaneidade, a liberdade de expressão, a criatividade, a alegria, o prazer de forma individual ou coletiva, busca compreender a importância das atividades recreativas envolvendo o brinquedo, a brincadeira e o jogo na educação da infância e, de forma específica: entender a interferência da recreação nos diversos contextos históricos e sociais; identificar a importância das atividades recreativas no processo de aprendizagem e socialização da criança na educação infantil; assinalar a relevância do brinquedo, da brincadeira e do jogo para o desenvolvimento integral da criança. Recreação estimula o aprendizado de forma que as crianças e adolescentes levam para a vida toda.
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Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, reconhecer e identificar suas partes (esquema corporal), desenvolver consciência corporal ao criar uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
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Participar de brincadeiras e jogos que envolvam movimentos como andar, correr, saltar, saltitar, transpor, arrastar, lançar, entre outros, para ampliar gradativamente o conhecimento sobre seu corpo, limites, sinais vitais e potencialidades;
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Utilizar-se de diversos gestos e ritmos corporais nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação, para ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo.

PROJETO 6
PROJETO DE ARTESANATO
O Artesanato tem como particularidade observar o desenvolvimento das potencialidades dos inscritos, estimulando a criação e mostrando a capacidade de cada um, visando assim à reflexão da importância do trabalho artesanal como alternativa de crescimento e melhoria na qualidade de vida.
Será trabalhada a criatividade de nossas crianças e adolescentes através de materiais estruturados e não estruturados, buscando diferentes formas de expressões entre os inscritos, tanto dentro da instituição como na sociedade de um modo geral.
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Entrar em contato, conhecer e apropriar-se progressivamente de procedimentos-padrão para realizar suas próprias produções a partir das modalidades básicas das artes plásticas: desenho, pintura, colagem, escultura e construção.

PROJETO 7
PROJETO COTOVIA (MÚSICA)
Enfatizamos a Música como papel relevante e instrumento facilitador de inclusão social, destacando a aprendizagem coletiva de instrumentos diversos na busca de um melhor desenvolvimento, pedagógico e social das crianças que frequentam a nossa Instituição.
Ressaltamos que esse Projeto irá reforçar outros trabalhos e ações que já estão em andamento em nossa entidade, acreditamos que com a inserção da Música no dia-a-dia da instituição poderemos ocupar de forma prazerosa o tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, contribuindo assim para formação integral dos mesmos.

PROJETO 8
PROJETO DE DANÇA:
“VIVA & DANÇA”
A presente proposta objetiva estimular a criação de uma oficina externa às salas de aula, com atividades voltadas ao exercício físico aeróbico baseado em movimentos de danças, além de aprimorar a capacidade de auto-organização, compromisso, estabelecendo limites usando os movimentos e expressões corporais, respeito às regras e principalmente o espírito de coletividade e potencialidade ainda desconhecidos.
A participação das crianças e adolescentes em um projeto de dança, pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, expressão corporal, além de desenvolver a consciência do movimento e da arte da dança.
Dançar não é privilégio de uma classe, nem tem apenas um objetivo, no projeto serão desenvolvidos a Melhora a condição cardiovascular; Promoção da tonificação muscular; Proporciona uma oportunidade de socialização; Aumenta a autoestima; Favorece o equilíbrio; Trabalha a percepção espacial e coordenação motora.

PROJETO 9
PROJETO DE TRABALHO FAMILIAR, SOCIAL E PSICOLÓGICO SOMOS TODOS APRENDIZES “JUNTOS SOMOS MAIS”
A família tem se constituído unidade social alvo de atenção social e da intervenção pública, pois é nela que se produz e reproduz padrões de valores morais e culturais que orientam a vida em sociedade conduzindo seus membros ao processo de socialização. Ressalta-se, que a condição e situação social em que a família se apresenta no tecido da sociedade, são reflexos da historicidade política, social e econômica do país que recaem diretamente sobre ela (família) atribuindo-lhe classificação num extrato social de classe, impondo-lhe exigência à sobrevivência num campo demarcado pela desigualdade social.
O trabalho com as famílias torna-se realmente um desafio, uma vez que são inúmeros obstáculos; propõe-se, portanto, atender os familiares dos inscritos da instituição “Patronato Juvenil Garcense”, com perfil sócio histórico familiar demarcado pela condição de pobreza, vulnerabilidade e exclusão social. Através de acolhida respeitosa, escuta com qualidade, sigilo e confiança; estudo social de caso, diagnóstico socioeconômico, monitoramento e avaliação do serviço; encaminhamento de caso para a rede de serviços locais; serviço de informação e orientação familiar; articulação interinstitucional e demais órgãos do sistema de garantia de direitos; orientação familiar ao exercício da cidadania; trabalho interdisciplinar, elaboração de relatórios; estimular a convivência familiar e comunitária dando ênfase a capacidade protetiva e a boa criação dos filhos.



