PATRONATO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

SÃO FRANCISCO DE ASSIS


"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível".

Evolução de: 1960 a 2016


Nossa História


O Patronato Juvenil Garcense foi fundado em 20 de fevereiro de 1956 e começou a funcionar nas dependências do Convento Franciscano da Vila Araceli de Garça. Inicialmente funcionava em regime de internato e acolhia 12 meninos desamparados que eram encaminhados pelas autoridades judiciárias. O objetivo do Patronato era oferecer educação e assistência social.

No decorrer dos anos, foi-se construindo as instalações próprias do Patronato. Em 1961, as Irmãs Franciscanas Missionárias Estigmatinas trabalharam por algum tempo com nossas crianças que começavam a se multiplicar. Em março de 1965, vieram as Irmãs Missionárias de S. Antônio Maria Claret, que também trabalharam por algum tempo com nossas crianças que eram pelo menos 40.

Em 1968, a Secr. Estadual de Promoção Social, através do Serviço Social de Menores, exigiu que o Patronato trabalhasse com 40 crianças de 02 a 06 anos, de ambos os sexos em regime de semi-internato. A exigência era diante da proposta de firmar convênio.

Em 1970, como ainda não existia uma escola no Bairro Araceli, foi feita uma parceria com a Prefeitura Municipal para abrigar nas instalações do Patronato um Grupo Escolar. Eram então 218 alunos participantes, sendo que 147 frequentavam a pré-escola e o Ensino Fundamental de 1a a 4a séries.

Em 1975, a clientela do Patronato estava em 130 crianças, sendo que 50 frequentavam a denominada “Creche Menino Jesus de Araceli” que funcionava dentro do Patronato. Neste mesmo ano houve a tentativa de abrir os trabalhos para a comunidade, isto é, iniciar atividades diversas que ajudassem as famílias: clube de mães, escola noturna para adultos, Gota de Leite, gabinete dentário, ambulatório, patrulha juvenil.

Em 1990 foi inaugurado o “Berçário Gotas de Orvalho” com a capacidade de acolher 30 bebês de 0 a 2 anos.

No dia 13.02.93 morreu o fundador e diretor do Patronato por 37 anos: Frei Aurélio di Falco, ofm.

Em 1999, iniciaram-se atividades de Apoio Sócio-Educativo como dança, inglês, esporte, tudo visando o desenvolvimento humano das crianças no período contrário à escola. Em 2002 iniciou-se um projeto de inclusão digital para crianças e adultos.

No ano de 2005, uma parte da antiga construção do Patronato deu lugar ao novo projeto do berçário, oficinas e administração. No dia 04 de outubro de 2006 foi realizada a inauguração da nova ala, constando de espaços adequados para o atendimento das crianças e suas famílias. Nesta ocasião o Patronato assumiu o nome de São Francisco de Assis, em homenagem aos 800 anos da fundação da Ordem Franciscana.

PAGINA INICIAL

NOSSA HISTÓRIA

EQUIPE PATRONATO

CORPO DOCENTE

FOTOS

COMO AJUDAR

CONTATO


CONTRIBUIÇÕES CONTA:



Agência: 0218
C\C: 13-001099-4